30/01/2013

ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO



 O meu nome é Hudson Câmara, sou farmacêutico e coordenador do laboratório do hospital Dr. Percílio Alves, venho por meio deste esclarecer alguns acontecimentos, relacionados aos exames realizados no laboratório. Como em todo o Brasil a saúde passa por inúmeras dificuldades, o que é noticia em vários jornais nacionais, como não seria diferente o hospital de Ceará-Mirim, também um numero recorde de cirurgias, ultrassonografia e endoscopias que são realizadas todo mês, com isto o número de pacientes que utilizam os serviços do hospital aumentou muito já que as regiões vizinhas também estão vindo utilizar os serviços do hospital, super lotando os mais diversos  setores, com isto se tem a deteriorização de alguns equipamentos e que mesmo realizando manutenções diárias em algum momento pode ocorrer uma possível  quebra.  Com este rápido esclarecimento, venho relatar a situação do laboratório, este setor que é um dos mais importantes, pois auxilia no diagnostico dos médicos,  atendemos em média 150 pacientes por dia, onde cada paciente possui no mínimo 4 exames, com isso diariamente realizamos mais de 600 exames, com isso ocorre uma sobre carga principalmente dos equipamentos,  como foi citado anteriormente está sujeito a se quebrar, o que ocorreu com o equipamento que realiza as medições das dosagens sangüíneas (glicose, colesterol, triglicerídeos, uréia, ...), aparelho este chamado de bio-plus. o equipamento em questão quebrou no mês de dezembro, o mesmo foi enviado para uma empresa autorizada na manutenção dele ( Vitalis ), a empresa nos informou que era necessário  a troca de uma peça, mas que a mesma estava em falta na empresa e tinha que ser feito pedido, a peça seria entregue pelo correio, com isso ficamos com constante cobrança e a justificativa que nos davam pela demora, era que no fim do ano os correios tinham muitas entregas e que o problema estava agora com os correios, durou mais ou menos um mês de espera, a peça foi trocada e o equipamento foi entregue, a primeira vista ele estava perfeito, lendo todas as dosagens corretamente, só que observamos que alguns leituras estavam dando alteradas, bastante elevadas. Com isto achamos melhor enviarmos o equipamento de volta,  para uma melhor calibragem, pois na visão dos bioquímicos presentes, pior do que não realizar o exame seria dar uma resultado não confiável, como  por exemplo, uma pessoa que realize uma glicemia de jejum e a mesma receba um resultado de pré-diabetica ou diabética, onde o médico passe insulina para a mesma, podendo influenciar  gravemente o seu quadro.
Recebemos hoje a noticia que o equipamento já se encontra consertado e que desta vez, virá um técnico juntamente com a bioquímica da empresa, nesta sexta feira dia 01/02  para instalar, só a partir do momento que esteja apresentando resultados corretos,  confiantes e reproduzindo com uma aceitabilidade dentro do controle de qualidade, iremos voltar a realizar os exames de dosagens, isto não ocorrendo seria irresponsável da nossa parte continuarmos realizando e pondo a vida dos pacientes em risco.
Exame importante como o de glicemia, está sendo realizado o HGT, que é um teste rápido de emergência, onde apresentamos quantidades suficientes até o recebimento do equipamento.
Em alguns casos de emergência também estão sendo realizados no Lac, laboratório que se localiza em frente ao hospital. Com este esclarecimento venho a todos pedir que no lugar de ir a rádios ou jornais falar mal do hospital por algum exame que não foi realizado, tente primeiramente falar com o coordenador do setor ou até mesmo falar com a diretora do hospital, para maiores esclarecimento, onde com certeza o seu caso será resolvido, e não ir em algumas rádios falar o que não conhece ou nem mesmo entende.
Estamos tentando melhorar a qualidade da saúde de Ceará Mirim, melhorando as estruturas, comprando equipamentos e contatando pessoas capacitadas para um melhor atendimento a população.


Hudson Câmara
Farmaceutico

8 comentários:

Wendell disse...

Continua faltando muita coisas no hospital,e são coisas básicas,fundamentais para o devido funcionamento,falo isso, pois fui pessoalmente na urgência e estava sem médico,tomei um soro e me mandaram para casa.

Anônimo disse...

1 7 1 na população - esse tipo de comentário é crime, blogueiro encamihe copia ao ministério público para apurações. na verdade as maquina encontram-se quebradas há vários meses, pq a prefeitura não quer pagar pra fazer as manutenções. por outro lado esse rapaz também não tem capácidade de fazer uma expanassão como fez, isto veio de alguem!!!

Anônimo disse...

Quem diabo é esse Hudson Câmara? aqui nesse hospital aparece cada farmaceutico, nunca ouvi falar nesse cara, e agora ele vem com uma desculpa fajuta dessa, o povo não é doido e nem besta, farmaceutico vai procurar outra desculpa, porque essa já estamos surdos de saber. Sei não! só Deus nA causa para ajeitar esse hospital, porque esses que querem ser o salvador deixa muito a desejar.

Anônimo disse...

O farmaceutico ficou com raiva poque botaram na rádio que o hospital não funciona nada, ele queria o que? la não te nada e não funciona nada mesmo, isso te que ser divulgado mesmo tá errado tem ser dito. Essa carta que ele escreveu é muito antigo esse assunto só agora que ele teve conhecimento desses fatos, o cara que se diz coordenador é bom ele tá mais presente no hospital pra ver a realidade de cada dia.

Anônimo disse...

ESSE TAL HUDSON CAMARA ESTÁ QUERENDO SEGURAR O EMPREGO COM SALÁRIO DE MAIS DE TRES MIL REAIS,ATÉ PARECE QUE VOTOU EM PEIXOTO.VOTOU EM EDINOLIA E AGORA QUER ENGANAR O POVO DE CEARA-MIRIM COM DESCULPA ESFARRAPADA.PERGUNTE EM QUEM ELE E A FAMILIA VOTOU? SÓ NÃO FOI EM PEIXOTO.POSSO GARANTIR.

Anônimo disse...

Esse cara terminou o curso?, ou ainda é estudante?, é bom se fazer esta apuração!.

musico municipal-banda ceara mirim disse...

gente nao sejam despeitado nao tenham inveja do rapaz ele se esforçou muito para estar ai!

Anônimo disse...

e uma vergonha mesmo o ministério Púlblico poderia tomar atitudes sobre esse gonverno de peixoto ta imoral