03/12/2013

PAPO 10 - MAJOR FERNANDES



1 - O Sr. ainda pensa em trabalhar em Ceará-Mirim um dia?

MF - Na verdade, nunca deixei de trabalhar por Ceará-Mirim, pois sempre estou interagindo com o cidadão cearamirinense, bem como com a polícia desta querida cidade, repassando informações importantes para os policiais, entre outras formas de interação, pois, como é do conhecimento de todos, construí toda uma história neste município. Foram nove anos de intenso trabalho, sempre combatendo a criminalidade, o tráfico de drogas, e sempre ao lado do cidadão de bem.

#Robson Freira da Silva 


2 - Major, o Sr. é favorável a pena de morte? Por quê?

MF - Não, porque no Brasil, fatalmente, se correria o risco de se executar somente pobres. Além disso, esse tipo de pena está sendo abandonada gradativamente pela maioria dos países que ainda a praticam.

#José Trindade Ribeiro 


3 - A Polícia do Rio Grande do Norte é eficiente, e se não for, o que falta para isso?

MF - Sem dúvida, a Polícia do nosso estado é eficiente. O que falta é investimento na infraestrutura, condições adequadas para se desenvolver um melhor trabalho, bem como, falta, sobretudo, valorização profissional. O policial precisa ser valorizado; precisa de um plano de carreira justo e que funcione. 

#Carmem Letícia do Nascimento 


4 - Ceará-Mirim tem um prefeito que é policial, no entanto, ele não dá a assistência que a polícia merece. O Sr. também é policial, se for deputado o que fará pela polícia?

MF - Com certeza, lutaremos por todas as melhorias da Polícia Militar, bem como, lutaremos para que haja uma dotação orçamentária própria para a segurança pública, a exemplo de como ocorre no judiciário.

#Carlos Antônio Nepomuceno Silva 


5 - O problema da criminalidade desenfreada em nosso estado é incompetência da polícia ou são as leis que são brandas demais?

MF - A polícia cumpre o seu papel, bem como a justiça, que também faz a sua parte. Por outro lado, entendo que a impunidade contribui muito para o aumento da violência, da criminalidade e, nesse sentido, defendo que nossos legisladores revejam a forma de como estão elaborando nossas leis. Acrescentamos também a falência do sistema prisional brasileiro, que não consegue ressocializar os presos. E, por último, não podemos esquecer que o Brasil ainda concentra a maior parte de sua renda nas mãos de uma minoria. E aqui no RN não é diferente. Portanto, é preciso que haja também uma melhor distribuição, refletindo em mais investimentos em educação pública de qualidade, em transporte, moradia, saúde e segurança pública.

#Severo Benedito Lins 


6 - Na sua concepção qual a maioridade penal ideal para funcionar no Brasil? 

MF - Com 16 anos de idade o indivíduo já pode votar no Brasil, ou seja, pode escolher os representantes políticos, que administram nosso país. Esta é uma responsabilidade tão grande, tão séria que não vejo razão pela qual esse mesmo cidadão de 16 anos não possa responder criminalmente na justiça pelos crimes que, por ventura, vier a cometer. Porém, se não houver uma reforma no sistema prisional, de nada adiantará baixar a maioridade penal. Os presídios estão superlotados e há muito tempo, viraram verdadeiros depósitos de seres humanos, bem como viraram universidades do crime.

#Cícero Galdino Vieira 


7 - Por que o Major Fernandes quer ser deputado estadual?

MF - Na verdade, essa ideia surgiu por parte dos amigos que me conhecem desde que iniciei a minha carreira trabalhando em Natal, em Ceará-Mirim e em João Câmara, e perceberam o quanto eu ajudei a melhorar o relacionamento com a sociedade local de onde trabalhei, o quanto o policiais se motivavam servindo comigo, entre outras coisas. Além disso, os colegas da PM promoveram uma enquete no principal blog que os policiais acessam, onde meu nome foi citado e fiquei em primeiro lugar, isso no ambiente da instituição, que muito me enaltece, pois poderei ocupar um cargo, cujo benefício será ajudar a todos, não só aos policiais, mas também o nosso povo, com projetos e ideias para que tenhamos dias melhores. E, por fim, quem me conhece sabe que gosto de desafios, sempre estou junto com os amigos, os quais se somam pra vencer, e esse não será diferente.

#Blog Ceará-Mirim Livre 


8 - Quem é mais eficiente em nosso estado, a Polícia Civil ou a Polícia Militar? 

MF - São duas grandezas distintas; duas instituições com atribuições diferentes. À Polícia Civil, cabe a polícia judiciária; à Polícia Militar, cabe o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Ambas são, igualmente, eficientes, bem como se integram e se complementam.

#Blog Ceará-Mirim Livre 


9 - A governadora Rosalba Ciarline tem correspondido a altura as necessidades da Polícia Militar em nosso estado?


MF- Na atual gestão, foi aprovada a Lei do Subsídio para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, cujo benefício foi o escalonamento proporcional entre todas as patentes, bem como houve um aumento significativo para os policiais. Porém, esse aumento foi irrisório para os Soldados, os quais formam a base da pirâmide na hierarquia da PM-RN. Ainda é preciso avançar muito. Há mais de um ano, ninguém é promovido em nossa instituição. Além disso, a Lei de Promoção de Praças, de vital importância para a categoria, ainda não foi aprovada. 

#Blog Ceará-Mirim Livre 


10 - Defina os nomes abaixo em uma frase: 

- Coronel Araújo: É um Comandante democrático, aberto ao diálogo.

- PM do RN: Instituição secular com 179 anos de existência.

- Dilma Roussef: Primeira mulher a assumir a Presidência da República Federativa do Brasil.

- Mensaleiros Condenados: Têm que pagar pelos crimes que cometeram.

- Congresso Nacional: Lugar onde se deve elaborar e aprovar o melhor para o povo brasileiro.

#Blog Ceará-Mirim Livre

12 comentários:

Anônimo disse...

Meu voto é do major!!

Anônimo disse...

Policial destemido. Precisamos de policiais assim. Parabéns pela entrevista.

Anônimo disse...

oh tempo quando o major fernandes, trabalha na segurança de nossa cidade. essa bandidagem vivia encurralada.

Anônimo disse...

Major, volte pra Ceará-Mirim, tem um monte de bandido aqui pro senhor tomar conta deles.

Policial arretado.

Anônimo disse...

CINCO VOTOS NA MINHA CASA PARA O MAJOR FERNANDES. EM CEARÁ-MIRIM BANDIDO PENSAVA DUAS VEZES ANTES DE PRATICAR O CRIME.

Anônimo disse...

Volta, major!!! e pau neles.

Anônimo disse...

Meu futuro prefeito !!!!!!!!

Anônimo disse...

Major, espero que se o senhor for eleito não faça como um determinado policial que tomou conta da nossa Ceará-Mirim sem dizer a que veio.

Anônimo disse...

Peixoto também defendeu ceará-mirim dos bandidos. Virou prefeito. Taí o resultado.

"Defina os nomes abaixo em uma frase:" diabo é? só resposta de concurso público.

Anônimo disse...

ceara mirim burra ja botaram o delagado agora querem o major!

chico da burra disse...

pois nao goto dele sou totalmente contra o que ele pensa esse negocio de ser contra a pena de morte e coisa de petista.

E outra, nao pode matar porque e pobre e e assim que ese povo pensa, so porque o cara e pobre ele pode roubar matar, poque ele nao tem pai, e bla bla bla.

caso o sr nao saiba muita gente orfão se estudo que ta trabalhando por asi como gari catando latinha nao prescisa roubar ou matar nao. o senhor e um desenformado o senhor nao esta preparado nem para ser oficial pm imagine deputado.

E nao venha tentar ganhar eleiçao no grito aqui na cidade que eu tambem tenho boca viu!

chico da burra disse...

o amjor achou que o delegado enganou a gente facil quer tirar onda tambem!