23/07/2014

MORALIZANDO O FUTEBOL

Governo quer projeto para reduzir direitos dos empresários no futebol

Em meio às discussões sobre reforma do futebol brasileiro, o governo está desenvolvendo um projeto que reduz o direito econômico dos empresários. O Ministério do Esporte nega que seja uma volta à Lei do Passe, regra na qual o clube detinha os direitos sobre jogadores, mas sim uma tentativa de fortalecimento dos times, como ocorrem em países europeus.

“O Ministério do Esporte tem uma preocupação em relação aos empresários, o investimento do futebol brasileiro”, disse o secretário nacional de futebol do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento. “Nós achamos que no momento em que o refinanciamento da dívida dos clubes fortalece os clubes, é hora também de não fortalecer os empresários.”

“Por isso, a gente está fazendo um estudo para saber o efeito da retirada ou da redução do poder dos empresários. Não sei se 51% para o clube e 49% para o empresário. Hoje há troca de jogadores entre os clubes sem que os clubes ganhem nada”, explicou o secretário. Ele acrescentou que as legislações francesa, inglesa e polonesa deverão ser estudadas. Nesses países, segundo ele, houve redução drástica do direito econômico.

Nenhum comentário: