18/10/2014

QUAL SEU PERFÍL?

Saiba quais são os cinco perfis de funcionários mais temidos pelas empresas

Funcionários com um perfil negativo são muito temidos pelas empresas. Além de não colaborarem com a empresa, esse perfil de trabalhador ainda pode contagiar os outros funcionários e gerar um grande impacto negativo no ambiente de trabalho.
 
De acordo com Sigal Barsade, professor de Administração da Wharton, esse tipo de comportamento pode ser contagiante pois as emoções podem “viajar de pessoa para pessoa, como um vírus”.
O site americano especializado em recrutamento, ‘Career Cast’, revelou quais são os cinco perfis de funcionários mais temidos pelas empresas e como você pode evitar de se tornar um deles. Confira!

Reclamão
O tipo de trabalhador “reclamão” não faz seu trabalho sem um monte de gemidos. Os projetos são sempre muito difíceis, ou fáceis demais, demorados ou chatos. Ele costuma trazer uma energia negativa para tudo que faz e trabalhar ao seu lado acaba sendo desgastante.
Dica: Se você tende a resmungar sobre suas atribuições, tente pensar neles como oportunidades em vez de encargos.

O superior
O tipo de funcionário que se acha superior não gosta de admitir que seus colegas possam ser tão bons quanto eles. Ele gosta de expor suas conquistas e é relutante em dar elogios aos seus colegas. Sua ética de trabalho pode ser admirável e sua trajetória impecável, mas sua atitude e espírito de equipe deixam algo a desejar.
Dica: Se você costuma zombar as realizações de seus companheiros, mesmo que seja apenas na sua cabeça, Dê um passo para trás e lembre-se: o sucesso de outras pessoas não faz a sua menos significativa.
 
Dedo-duro
O famoso dedo-duro não só luta em aceitar o triunfo dos colegas, mas como também aponta seus defeitos. Ele irrita seus colegas por gostar de administrar a vida deles e sempre desperdiça o tempo do seu chefe com questões insignificantes.
Dica: Se você está mais preocupado com seu companheiro de equipe do que com o seu trabalho, tente cuidar apenas da sua vida e das suas obrigações. Relate apenas questões importantes para o chefe.

Solitário
Ninguém é obrigado a ser extrovertido, mas ser muito fechado pode significar que você está tentando evitar seus colegas de trabalho. O solitário costuma fugir do trabalho em grupo e se mantém fora das conversas do escritório.
Dica: Tente se comunicar com seus colegas de trabalho. Até mesmo um simples “Oi, como vai o seu dia?” pode ser um início.

Ansioso

O ansioso costuma fazer muitas perguntas e pedir feedbacks a todo momento. Ele não consegue tomar uma decisão sem pedir conselhos  e questiona sobre tudo, desde a escolha de palavras para e-mails como para sua estratégia nas decisões de negócios.
Dica: A empresa te contratou por acreditar que você pode fazer o seu trabalho. Não pergunte, vá e faça, seja ele qual for.

Nenhum comentário: