22/11/2014

VEREADORES INELEGÍVEIS

Tribunal de Justiça do RN determina inelegibilidade de três vereadores de Natal


Foto: José Aldenir
Os vereadores Júlio Protásio (PSB), Adão Eridan (PR) e Aquino Neto (PROS) estão inelegíveis e não poderão se candidatar a reeleição na eleição de 2016. Pelo menos, não se mantendo a decisão do Tribunal de Justiça do RN que, na última quinta-feira, manteve a condenação deles na Operação Impacto por corrupção passiva. Além deles, os ex-vereadores Adenúbio Melo e Edivan Martins (candidatos a deputado estadual nesta última eleição) e Dickson Nasser também foram condenados e, assim como os três parlamentares, ficam inelegíveis por oito anos.

A decisão da Câmara Criminal do TJ desta quinta-feira manteve as condenações impostas na primeira instância pelo juiz da 4ª Vara Criminal de Natal, Raimundo Carlyle, aos 16 réus condenados na sentença. A denúncia de autoria do Ministério Público Estadual apontou a existência de um esquema de compra de votos envolvendo parlamentares da Câmara Municipal de Natal e empresários do ramo imobiliário e da construção civil durante a votação do Plano Diretor de Natal em 2007.

Durante o julgamento da Apelação Criminal, os desembargadores Glauber Rêgo, Gilson Barbosa e Ibanez Monteiro reconheceram que os denunciados aceitaram vantagem indevida para que votassem pela derrubada dos vetos do prefeito de Natal ao Plano Diretor, conforme interesses de um grupo de empresários do ramo imobiliário e da construção civil.

Nenhum comentário: