27/03/2015

CUIDANDO DA SUA SAÚDE

Conheça alguns remédios caseiros para aliviar rapidamente o herpes labial


ytitiee
O herpes labial nada mais é do que uma infecção causada pelo vírus herpes humano, caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas nos lábios. A transmissão geralmente ocorre quando entramos em contato com as lesões na pele de outra pessoa e, uma vez contraído, o vírus pode permanecer no organismo e causar o aparecimento do herpes nos lábios de tempos em tempos.

Além de ser algo considerado esteticamente desagradável, o herpes é algo incômodo que pode causar bastante dor, por isso quem sofre com ele quer se livrar das lesões o mais rápido possível.

Apesar de ainda não haver uma cura para o vírus, e consequentemente para as erupções, há alguns hábitos que, se seguidos, podem preveni-las,reduzindo a frequência do seu surgimento. Além disso, quando elas aparecem,  podemos recorrer a vários remédios caseiros e naturais capazesde diminuir a dor e o desconforto e fazer com que elas sumam mais rapidamente.

Como aliviar o herpes labial

Protetor solar
A exposição aos raios ultravioleta é um dos fatores que podem contribuir para o surgimento do herpes. Dessa forma, para preveni-lo, sempre use protetor solar no rosto e aplique um protetor labial com valor de FPS de no mínimo 15. O cuidado deve ser intensificado em dias de exposição direta ao sol, na praia ou na piscina, mas proteger os lábios deve ser um hábito diário se você sofre com esse vírus.

Escova de dentes
Quando a bolha se formar, jogue fora a sua escova de dente que esteve em contato com ela e comece a usar uma nova. Ela é um condutor perfeito para o vírus, e pode acabar causando um novo episódio de herpes em outra parte do corpo (lembre-se de que o seu aparecimento não está restrito só aos lábios).

Não mexa no herpes
Por mais tentador que seja, mantenha suas mãos e unhas longe da ferida e nunca tente tirar a casquinha que geralmente se forma. Fazer isso só vai dificultar a cura da lesão, e você terá que conviver com ela por mais tempo. Além disso, ela é altamente contagiosa, por isso tocá-la e depois coçar os olhos ou outra parte do copo pode causar o aparecimento de novas bolhas.

Alho
O alho possui propriedades antivirais e antibióticas, e por isso pode atuar como um aliado natural e eficaz no tratamento do herpes. Para usá-lo, basta cortar um dente pela metade e aplicá-lo diretamente sobre as pequenas bolhas. Você também pode amassá-lo para formar uma pasta, que deve ser colocada sobre as feridas.

Aloe vera
Sabemos que o gel de aloe vera é ideal para acalmar irritações na pele, e não é diferente no caso do herpes. Além de oferecer um alívio rápido para a dor, ele é capaz de combater a bactéria que está irritando a ferida, fazendo com que ela desapareça mais rápido. Para usá-lo, basta aplicar o gel diretamente sobre a lesão nos lábios, usando os dedos ou um cotonete.

Leite
O leite é capaz de aliviar a dor e acelerar o processo de cura do herpes. Isso ocorre, pois ele contém proteínas que atuam como anticorpos, combatendo e prevenindo vírus como esse. O leite ainda nos oferece lisina, substância que inibe o trabalho de um aminoácido chamado arginina, um dosresponsáveis por causar as erupções.

Para usá-lo no tratamento, embeba um algodão no leite integral e aplique diretamente na ferida por alguns minutos.

Mel
As propriedades curativas e antibióticas do mel são amplamente conhecidas, e estudos mostram que ele pode ser melhor do  que algumas pomadas tradicionais para curar o herpes. Basta aplicar um pouco de mel diretamente sobre a erupção, usando um algodão ou cotonete. Deixe agir por alguns minutos.

Amido de milho
A textura fina e sedosa do amido de milho ajuda a acalmar a dor e a irritação associados ao herpes. Além disso, ele ajuda no processo de cura, pois é capaz de neutralizar o pH da ferida. O vírus se desenvolve melhor em um ambiente ácido, e o amido de milho contribui para torná-lo mais alcalino.

 Melhor com Saúde

Nenhum comentário: