18/04/2015

RN BOMBANDO EM ENERGIA EÓLICA

RN bate recorde em energia

 
Eólica no RN: A potência potiguar supera a de vários paísesO Rio Grande do Norte ultrapassou, quinta-feira (16), a marca de 2 GW de potência eólica instalada em seu território. O feito se deu com a entrada em operação comercial de 18 unidades geradoras, somando 29.160 MW do parque eólico Morro dos Ventos II, de propriedade da empresa CPFL Renováveis S/A, instalados no município de João Câmara, região do Mato Grande.

Com isso, o RN chega a uma potência instalada de  2.020,157 MW. São 1.133 turbinas eólicas distribuídas por  75 usinas em todo o Estado. O fato ocorre a menos de 1 ano da quebra da barreira de 1 GW, que se deu em maio de 2014 e apenas três anos após o Brasil ter atingido a mesma marca, em 2012.

“O Rio Grande do Norte é o primeiro estado a ultrapassar a barreira dos 2GW eólicos, o que nos coloca em uma posição ímpar. Além disso, temos  a maior matriz eólica estadual do Brasil”, diz o diretor de energia eólica do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Milton Pinto, reforçando  que atualmente 80% da energia consumida no Estado vem de fontes eólicas.

Um comentário:

Anônimo disse...


será que tem recalcado capaz de dizer que esse desenvolvimenTo foi trazido pe
los tucanos ou demos, grupos esses que
nunca troxeram nem uma neblina artifi
cial sequer para o RN?