28/04/2015

VALE A PENA RECEBER UM PRESÍDIO?

Benefícios e malefícios da vinda de um presídio

Nos últimos meses, um assunto tem deixado inquieta a comunidade cearamirinense, a construção de uma unidade prisional na cidade para "hospedar" 603 presos, sendo de grande relevância analisar os pros e os contras.

Sem dúvida o principal impacto será o financeiro, deve vir para o Município (?): milhões de reais, agentes penitenciários, administradores, psicólogos, dentistas, além do aumento do efetivo da Polícia Militar e um juiz da Vara de Execuções Penais.

Ademais, relatórios de cidades onde foram construídos presídios, confirmam o vantajoso lado financeiro, mas, em contra partida, traz familiares e comparsas de presos, que na maioria das vezes, via telefone celular combinam a prática de crimes na região.

Onde há presídios, aumenta a marginalidade, e o mais preocupante é a rota de fuga que deve ser Ceará-Mirim, devido à proximidade com várias vias de acessos viáveis a prática da fuga. A realidade pode ser bem pior, haja vista, que segundo informações vindas da imprensa, os pequenos presídios construídos em algumas cidades do RN, só servem para separar facções criminosas.
UM grande jurista  faz as seguintes observações: “O sistema penitenciário brasileiro é uma bomba relógio que corre o seríssimo risco de gerar incontáveis explosões, tragédias humanas incalculáveis".

O povo deveria ter sido consultado, ouvir o povo não doí nem tira pedaços. Como dizia Dom Helder Câmara: “o povo pensa”. Por fim, entendemos que a luta contra o crime é dever de todos os cidadãos e do Estado, porém, essa conta não é do povo de Ceará-Mirim.

3 comentários:

Anônimo disse...

Somente é viável para o município durante a construção, devido a geração de empregos( pedreiro, servente, eletricista). Depois de concluído, ai vem so desgraça para o município.

Anônimo disse...

CEARÁ-MIRIM PRECISA DE FABRICAS,EMPRESAS PARA AR SUPORTE AOS MORADORES E NÃO PRISÃO.JÁ CHEGA O LIXAO. VAMOS VALORIZAR O NOSSO POVO.A NOSSA GENTE. CADEIA NÃO.TRABAHO SIM.PELO AAMOR DE DEUS.

Eduardo fh disse...

Essa e a industria que o Governador sonhador farias nos presenteara . Ele prometeu em campanha que já mais traria tal maleficio para ceara mirim, e depois de eleito desfez a PALAVRA ! Enganou bem direitinho o sonhador ! Agora eu pergunto , Cade vc Júlio César ??? Vcs enganaram ate o prefeito Peixoto dizendo que iriam construir a delegacia , tendo em vista que a atual esta deplorável, ai vem com um PRESIDIO ! Qual vai ser a desculpas agora ? E culpa de quem ? De Rosalba ?