25/11/2015

PASSEATA DE MULHERES EM NATAL

Mulheres natalenses vão às ruas nesta quinta (26) pelo Fora Cunha, contra a PL5069 e ajuste fiscal do governo Dilma



ato mulheres 6
Natal terá mobilização contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) alvo de processo de cassação e autor do Projeto de Lei 5069, que potencializou a insatisfação dos trabalhadores, mulheres, negros e os LGBT’s a irem às ruas no último período. Será nesta quinta-feira (26), a partir das 15 horas, na Praça Cívica (Centro) e se encerra na Praça André de Albuquerque ( Praça Vermelha). O ato é organizado por diversos movimentos sociais, sindicais e estudantis.
Aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados no dia 21 de outubro, o Projeto de Lei 5069 dificultará a atenção nas unidades de saúde às mulheres vítimas de violência sexual. Para conseguirem ser atendidas, deverão realizar antes um Boletim de Ocorrência e um exame de corpo de delito. Mas as pesquisas a nível mundial indicam que a maioria das mulheres que sofre abusos não procuram as autoridades, dentre outras razões, por medo e vergonha. O projeto também restringe a distribuição da pílula do dia seguinte, meio contraceptivo que muitas mulheres recorrem para prevenir a gravidez.
Além do conservadorismo da Câmara dos Deputados que ameaça os direitos democráticos das mulheres, o governo Dilma também lança um pacote de medidas como ajuste fiscal e os cortes no Orçamento da saúde e educação, diante da crise econômica, que tem afetado a classe trabalhadora, em especial os setores oprimidos da sociedade, como as mulheres. Em seu governo investe menos de 26 centavos por ano por mulher em políticas públicas de combate à violência contra as mulheres.

Nenhum comentário: