25/11/2015

POR QUE UMAS CONSEGUEM E OUTRAS NÃO?

Cidades que crescem

A revista isto é a Austin Rating, empresa responsável pelo estudo que resultou no ranking das melhores cidades do Brasil, publicado em Setembro/2015, elaborado a partir de um índice que mediu as ações no âmbito fiscal, que se refletem no campo econômico e, por sua vez, se espraiam nas áreas social e digital. Os dados compilados são de 2014 e foram utilizados os relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las.
Foram analisadas as contas de 5.565 municípios – 133 de grande porte, 475 de porte médio e 4.957 de pequeno porte.
O que resta claro deste estudo é que as decisões tomadas pelas administrações municipais têm efeito imediato no cotidiano do cidadão.
Analisando o estudo verifica-se que mesmo com a falta recursos, sobra criatividade e espaço para uma boa gestão.
Encontramos casos interessantes de prefeituras que, mesmo sem dinheiro e com a baixa arrecadação, conseguem entregar a seus cidadãos boa educação, saúde, habitação, acesso à informação de ponta e tecnologia e até mesmo segurança, como é de SALGUEIRO (PE), que era conhecida como a capital das drogas no Nordeste e elegeu como prioridade o “ COMBATE AO CRIME ORGANIZADO”. A taxa de Homicídios era 17/ para cada 100 mil Habitantes e atualmente é 9/100mil.
Na Saúde a lei obriga a aplicar no mínimo 15% das receitas do Município e lá são aplicados 19,8%. E o que mais chamou a nossa atenção é que no Município não há ambulância, o foco é a atenção básica ao programa saúde da família, e a prova do sucesso da decisão se deu com a queda da mortalidade infantil de 150/ para cada 1000 mil Habitantes, passou para 20/ para cada1000 mil habitantes;
Na Educação a lei disciplina que devem empregados neste setor 25% da arrecadação do Munícipio e a Prefeitura aplica 32,66%, além disso de um total 100 escolas Municipais, houve uma diminuição para 25. Os recursos foram priorizados para a melhoria na qualidade do transporte escolar, programa de formação continuada na rede Municipal de ensino. Também foi implantado um sistema de avaliação dos professores, coordenadores pedagógicos e gestão escolar.
Esta semana e a próxima estaremos postando neste espaço casos interessantes de sucesso na gestão públicas nas áreas sociais, fiscal, econômico e digital, até lá.
 
Colaboração Dr. Jeorge Ferreira

Um comentário:

Anônimo disse...

ESTA VISÃO DE JEORGE É QUE ME FAZ ELEITOR DELE. VISÃO MODERNA, INOVADORA E GERENCIAL, COM FOCO NO RESULTADO SOCIAL.
PARABÉNS PELO OLHAR APURADO, DOUTOR JEORGE