06/02/2016

ZIKA: REPELENTES PARA GRÁVIDAS!

Qual repelente é indicado para grávidas?

Com a crescente em número de casos de Zika vírus no Brasil transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, os especialistas em dermatologia orientam a população no que diz respeito aos cuidados com a pele.
 
Com isso, uma das principais dicas é o uso de repelentes, principalmente pelas grávidas, já que a doença pode ocasionar a microcefalia, enfermidade que causa danos neurológicos em bebês. 
O mercado dispõe de três opções de substâncias capazes de afastar o mosquito, segundo o Ministério da Saúde, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. São elas: Icaridina, IR3535 (etil butilacetilaminopropionato) e DEET (dietiltoluamida), e há várias fórmulas que contêm um desses ingredientes.
A população deve ficar atenta à frequência de aplicações dos produtos. “A Icaridina tem um período de ação mais prolongado de 8h, já a IR3535 deve ser reaplicado a cada duas horas e DEET reaplicar seis horas para versão adulta e para crianças a cada duas horas em uma porcentagem menor”, recomenda o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Norte, Leonardo Ribeiro.
Eles são indicados para todas as idades. No caso das gestantes, é importante o acompanhamento médico. “Ideal é a orientação no pré-natal do obstetra ou ginecologista que está acompanhando a gestação”, disse.
A orientação do dermatologista é que o repelente seja aplicado no máximo três vezes ao dia. Caso apresente alguma irritação na pele, procurar um especialista. Também não é recomendando uso do produto antes da aplicação do protetor solar. “Primeiro passa o protetor e dá um intervalo de 20 minutos para aplicar o repelente”. 

Nenhum comentário: