23/05/2016

CARTEIRAS IRREGULARES


Entidades estudantis confirmam ao MP que carteiras estão irregulares e recebem prazo para corrigir falhas

A UNE, UBES e ANPG confirmaram ao Ministério Público que estão emitindo carteiras estudantis irregulares, fora dos padrões nacionais. Com isso, receberam um prazo de apenas 30 dias para corrigir todas as falhas. A informação foi repassada ao MP pelas entidades em reunião realizada na semana passada. No mesmo encontro, a União Norte-riograndense de Estudantes (Urne) e a UPEs comprovaram que já estão com seu documento 100% dentro da lei.
"É inacreditável que a UNE e a UBES, que participaram da formulação da nova lei, ainda estejam fora das exigências. Também é difícil de entender porque o MP concedeu mais prazo ainda para que as mesmas corrijam suas falhas, já que outras entidades conseguiram atender a todos os requisitos no tempo determinado anteriormente", disse o presidente da UPES, Daniel Fernandes.
A polêmica em torno das carteiras estudantis vem se arrastando desde o início do ano, já que o governo federal decidiu exigir um certificado nacional emitido por uma instituição credenciada, liberando a emissão do documento pelas entidades estudantis. O certificado é um item de segurança criptografado, que todo estudante deverá ter a partir do que ficou definido pela lei federal.
Apesar disso, a UNE, UBES e a ANPG, que já confessaram não ter o certificado - o que torna suas carteiras ilegais - mas mantiveram a emissão do documento fora do que havia sido estabelecido, mesmo sendo elas as parceiras do Sindicato das Empresas do Transporte Urbano de Natal (Seturn) e da Prefeitura de Natal.
Recentemente o próprio MP já havia comunicado a todas as entidades que os documentos emitidos no Rio Grande do Norte eram considerados irregulares. Diante disso foi que a Urne e a UPES, por exemplo, corrigiram os erros e já conseguiram atender a todos os requisitos exigidos pela legislação. Mas, a UNE, UBES e ANPG continuam violando as regras estabelecidas em todo o país.

4 comentários:

Anônimo disse...

Por favor substituam essa imagem, pois todos os meus dados estão visíveis nessa carteira de estudante.

Unknown disse...

Fará, está foto é de minha prima e ela não estar gostando da foto dela aparecer na reportagem e ainda mais que você não teve a decência de colocar tarjas nos números do documento. Ela quer que do blog. Obrigado e espero que tira.

João André disse...

Unknown, não sei que diabo de nome é esse, mas enfim, peça para sua prima me procurar que farei com todo prazer. Sim, pede pra ela visitar os muitos blogs e sites espalhados no RN que levaram a mesma matéria ao conhecimento da população. Não vou mandar abraço porque nem anônimo é,Unknown!

João André disse...

http://www.opotiguar.com.br/news/entidades-estudantis-confirmam-ao-mp-que-carteiras-estao-irregulares-e-recebem-prazo-para-corrigir-falhas