22/08/2016

RESUMO OLÍMPICO RIO 2016



Rio passa o bastão

Com muito samba, música nordestina e fogos, a cerimônia de encerramento marcou o fim dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A festa também contou com a passagem da bandeira olímpica para Tóquio, que vai sediar a próxima edição, em 2020.

A capital japonesa também foi destaque durante a cerimônia. A apresentação usou personagens conhecidos do país, com direito à participação do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, vestido de Mario Bros.


Missão impossível? 

O Brasil terminou a Olimpíada com 19 medalhas, sendo sete delas de ouro, e ficou na 13ª posição no quadro geral. A meta do Comitê Olímpico Brasileiro era mais ousada, de ficar entre os dez primeiros no ranking.
Mas analisando os resultados das quatro últimas Olimpíadas, conseguir uma vaga no top-10 é uma missão para poucas nações. Desde Atenas-2004, a elite é formada por: Estados Unidos, China, Reino Unido, Rússia, Alemanha, Japão, França, Austrália, Itália e Coreia do Sul. No número total de medalhas, só duas vezes um desses países deixou o ranking dos dez primeiros desde 2004.


Volta por cima do vôlei

Uma das medalhas do Brasil veio do vôlei masculino, que quase foi eliminado na primeira fase dos Jogos. A seleção se recuperou nas partidas decisivas contra Argentina e Rússia e sacramentou a virada na competição com o ouro conquistado contra a Itália.
A partida também marcou a despedida do líbero Serginho da seleção. Eleito o melhor jogador do torneio olímpico, ele foi ovacionado pela torcida no Maracanãzinho.

Não é só a medalha

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vai pagar R$ 12 milhões de premiação à seleção brasileira pela conquista do inédito ouro olímpico. Como uma parte desse dinheiro vai para integrantes da comissão técnica, cada jogador vai ficar com aproximadamente R$ 500 mil.
O valor que cada um dos 18 integrantes da equipe receberá da CBF é 14 vezes maior do que a premiação dada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) aos medalhistas das outras modalidades.

"Segurança bem-sucedida"

Apesar das dificuldades e falhas como a indefinição dos responsáveis pela revista do público nas entradas das arenas, os órgãos de segurança da Rio-2016 fizeram um balanço positivo do evento.
Para eles, a prisão dos dez suspeitos de terrorismo alguns dias antes do início da Olimpíada foi essencial para que não acontecesse nenhum ataque, um dos maiores medos da organização.

Nenhum comentário: