19/02/2017

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO

Terminou o horário de verão

Terminou a zero hora deste domingo, 19 de fevereiro, o horário de verão. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora em todos os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. A medida está em vigor desde o dia 16 de outubro. O objetivo principal é a redução no consumo de energia elétrica no horário de pico, entre 18h e 21h.
O Ministério de Minas e Energia estima que a economia neste verão foi de R$ 147,5 milhões. Este valor representa o custo evitado na utilização de usinas termelétricas e menor carregamento de energia nas linhas de transmissão, nas subestações, e nos sistemas de distribuição.
Nos último anos, a pasta estima que houve uma redução média de 4,5% na demanda e 0,5% no consumo de energia nas regiões onde a medida é aplicada. Desta forma evita-se o investimento de R$ 7 bilhões na construção de uma usina que forneceria energia adicional no horário de pico.
A medida foi adotada no Brasil no verão de 1931, pelo então presidente Getúlio Vargas. O período de vigência é variável, mas a média nos últimos 20 anos tem sido de 120 dias de duração.

Nenhum comentário: